SUGIRO LER NA AMAZON / KINDLE (WWW.AMAZON.COM.BR) O LIVRO DIGITAL “FRAUDE, CORRUPÇÃO, CONIVÊNCIA: PARTE UM – GESTÃO DO COMBATE Á AGRESSÃO AO NEGÓCIO” DE ANTONIO DE LOUREIRO GIL.

A PARTE UM DO LIVRO TRATA DOS ASSUNTOS:

A responsabilidade de combate ao dolo (agressão ao negócio) junto ao processo / produto do negócio com TI implica na definição de procedimentos de natureza preventiva, detectiva, corretiva para:

a – “Stakeholders centrais”.

a.1 – profissionais do conselho de administração.

a.2 – profissionais do conselho fiscal

a.3 – profissionais da alta administração.

b—“Profissionais intervenientes:

b.1 – gestores e profissionais especializados tomadores de decisão.

b.2 – funcionários operacionais no desempenho de suas atribuições.

b.3 – executivos e profissionais de TI.

b.4 – profissionais de compliance.

b.5 – profissionais responsáveis pela “metodologia para gestão da agressão ao negócio”.

b.6 – auditores de negócio com TI.

A lógica organizacional para tratar a variável “fraude; corrupção; conivência” está definida no “sistema de controle interno” conjugado á “metodologia para gestão do combate á agressão ao negócio com TI” com a definição das tarefas de responsabilidade de “stakeholders centrais” e de “profissionais intervenientes”.

Os planos lógicos para elaborar “plano de segurança / contingência – dolo” são de natureza:

1 – figura 2: “ambiente lógico atividades controle interno e metodologia gestão da agressão ao negócio com TI”.

2 – figura 3: “natureza das (1) práticas “sistema controle interno” e (2) atividades “metodologia para gestão da agressão ao negócio”.

3 – figura 5: “estruturação das práticas e ambiente organizacional combate ao dolo”.

A ferramenta “questionário” para lidar com dolo ao negócio contempla as variáveis:

  • “Situação de perigo dolo funcional”.
  • “Nível hierárquico e tipo de atuação com dolo funcional”.
  • “Stress funcional / evento organizacional – dolo”.
  • “FCS / SPOF – dolo”.
  • “Plano de treinamento – dolo”.
  • “Causas / efeitos – dolo”.
  • “Ações para evitar conivência”.
  • “Ação de punição”.
  • “Tolerância zero ao dolo”.
  • “Brainstorming / benchmark – dolo”.
  • “Risco de dolo”.
  • “Teoria da agência – dolo”.

O código de processo penal (CPP) e a variável “indício, evidência, prova” para alcance de medidas preventivas, detectivas e corretivas.

Nível e modalidade da “fraude, corrupção, conivência”.

1 – exercida pela alta administração.

2 – praticada por quadrilha.

3 – concretizada por profissional individualmente.

O controle interno na visão AICPA, COSO, COBIT e a variável “fraude, corrupção, conivência”.

A metodologia para gestão da agressão ao negócio com TI —- “CCM; DEQ; SWOT; BSC; PMBOK; BIN – MARCA PRÓPRIA” (cultura organizacional / comportamento profissional; contingência / incerteza / risco; problema; estratégia; ação tática / projeto; reconhecimento profissional / meritocracia).

Gestão do conhecimento e análise do risco – dolo.

Variação de indicadores / métricas – dolo.

Utilidade da tecnologia da informação (TI) para gestão do combate ao dolo organizacional.

A “mobilidade profissional / social” é dependente da variável “fraude, corrupção, conivência”.

A ferramenta “questionário” com perguntas de natureza:

1 – análise das entidades “fraude, corrupção, conivência”.

2 – elaborar plano de segurança / de contingência para combate ao dolo organizacional.

Sintonia entre “e-books” da Amazon Kindle (1) “Processos Decisórios” e (2) “Fraude, Corrupção, Conivência”.

O PREÇO É DE R$ 15,00 (QUINZE REAIS) E A AQUISIÇÃO PODE SER FEITA NO SITE DA AMAZON – KINDLE (WWW.AMAZON.COM.BR) OU (LOJA AMAZON).

MUITO OBRIGADO, GRANDE ABRAÇO E BOA LEITURA A TODAS (OS).

COLEGA LOUREIRO GIL

USP; UFPR; ESCOLA NAVAL

AMAZON / KINDLE; EDITORAS SARAIVA; ATLAS (GRUPO GEN)