Licitações e Contratos Administrativos para Profissionais do Setor Privado

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Carga Horária: 26 horas

A Quem o Curso se Destina:
O curso se destina principalmente a todos os profissionais do setor privado envolvidos na área de licitações, também são bem-vindos profissionais liberais como advogados e consultores.

Profissionais do setor público, de empresas de capital misto e do “sistema S” também podem participar para ampliar seus conhecimentos, porém, o conteúdo tem destinação pratica especifica ao setor privado.

Objetivos:
O curso objetiva qualificar e capacitar seus participantes a entender de forma pratica o conteúdo das leis que tangem o tema, o que elas querem dizer e como as mesmas afetam cada empresa.

Possui grande foco em entregar ferramental e expertise aos participantes para que possam estes possam aumentar seu desempenho nos resultados em licitações ou em processos negociais com o Governo.

Demonstrar que os processos licitatórios têm muitos desdobramentos e principalmente alertar quando, onde e como as empresas devem agir para maximizar ser resultados positivos ou até para reverter resultados negativos.

Diferencial do Curso:
O curso voltado para o setor privado, tem um enorme diferencial, pois em geral os cursos de licitação são desenvolvidos para os membros do governo onde o andamento dos processos e todo amarrado pela legislação e deixa o professor confortável para falar, pois não existe dificuldade tudo já está escrito nas leis basta seguir.

Contudo no setor privado como sabemos a pratica de afasta tanto da teoria que as vezes nos perguntamos se estamos falando do mesmo assunto, entramos em assuntos nebulosos como cartéis, corrupção, esquemas, para não falar na falta de conhecimento de alguns concorrentes e de algumas comissões de licitação.

Assim sendo um curso voltado para empresas, os profissionais das instituições privadas que tentam trabalhar em um terreno tão pantanoso, encontrarão raciocínios, práticas e ferramentas para se desvencilharem de diversas situações desconfortáveis e voltarem para segurança do planejamento.

Disciplinas:

MÓDULO 01 – Introdução
a) Conceito de Licitação; b) Legislações envolvidas; c) Fluxograma de uma licitação; d) Não conformidades técnicas e operacionais; e) Prazos;

MÓDULO 02 – Documentação
a) Identificar necessidades; b) Relacionar os documentos; c) Sistema de controle de vencimentos; d) Rotina de renovação dos documentos;

MÓDULO 03 – Sistemas de Licitação
a) Identificação das modalidades; b) Separação dos Sistemas Presenciais dos Sistemas Eletrônicos; c) Identificação das peculiaridades dos sistemas eletrônicos; d) Identificação dos pontos fortes e fracos da empresa em cada sistema; e) Apresentação de propostas estratégicas para cada sistema;

MÓDULO 04 – Editais – Captação
a) Mapeamento da captação atual; b) Levantamento de outras opções de captação; c) Cadastramento das novas opções de captação;

MÓDULO 05 – Editais – Seleção
a) Mapeamento do processo de seleção; b) Identificação de critérios para seleção;

MÓDULO 06 – Editais – Análise e Pontos Importantes
a) Edital; b) Anexos; c) Prazos; d) Entrega: Calendário, prazos e locais; e) Projeto Técnico. f) Termo de Referência; g) Sistema de Registro de Preços; h) Ambiente; i) Minuta do contrato; j) Dotação e fonte do recurso; k) Governo;

MÓDULO 07 – Proposta
a) Analise do modelo em que é desenvolvido a proposta e a formação do preço; b) Melhorias, adequações ou reformular os métodos de propostas; c) Analise da qualidade técnica e o atendimento dos documentos acessórios como catálogos e atestados de capacidade técnica; d) Apresentação visual da proposta;

MÓDULO 08 – Propostas de Grande Porte
a) Identificação de projetos de grande porte; b) Elaboração de estratégia de atendimento; c) Verificação de não-conformidades; d) Definição de contramedidas estratégicas; e) Uso de técnicas para eliminação de concorrência;

MÓDULO 09 – Reaproveitamento de Propostas com Resultados Negativos
a) Obtenção dos resultados negativos; b) Seleção e orientação; c) Realização de novas propostas para distribuidores vitoriosos;

MÓDULO 10 – Atas de Registro de Preços
a) Identificar atas de registro de preços vigentes; b) Realizar análises de viabilidade jurídicas, técnicas e comerciais sobre as mesmas; c) Criar catálogos e outras ferramentas comerciais para maximizar os resultados das atas;

MÓDULO 11 – Jurídico
a) Levantar a necessidade e aplicabilidade de textos pré-confeccionados para situações específicas e recorrentes; b) Verificar a existência de modelos em uso e fazer sua atualização legal caso necessário, ou propor mudanças de caráter técnico; c) Auxiliar o departamento jurídico da empresa (caso exista) no desenvolvimento de respostas d) Aplicação de técnicas para análise de contratos, e) Esclarecimentos; f) Recursos; g) Impugnações; h) Penalidades e Sanções;

MÓDULO 12 – Gestão de Talentos
a) Analise geral sobre pessoas que integrem ou possam integrar o departamento de licitações de uma empresa; b) Cargos dentro de um departamento de licitações; c) Perfil dos profissionais deste setor;

MÓDULO 13 – Controle e Gerenciamento
a) Check-list do processo; b) Fluxograma dos processos de licitação com bom nível de detalhamento; c) Implementação de mapas de preços com ferramentas de análise incorporadas; d) Ferramentas para análise de resultados;

MÓDULO 14 – Arquivamento
a) Analise do sistema de arquivamento físico e digital dos processos realizados; b) Aprimoramento ou criação de sistema de arquivamento eficiente;

MÓDULO 15 – Desenvolvimento de Estratégias Comerciais
a) Analises de legislação correlata ao seguimento; b) Mapeamento detalhado dos concorrentes por área de atuação; c) Swot e Benchmarking

MÓDULO 16 – Prospecção de Negócios
a) Analise do calendário comercial público e sua sazonalidade; b) Gestão do calendário anual de eventos públicos; c) Analise de parceiros do segmento em regiões que a empresa ainda não atua;

MÓDULO 17 – Tecnologias
a) Levantamento do parque tecnológico envolvido no processo de licitação; b) Analise do desempenho da infraestrutura de T.I.

MÓDULO 18 – Análise Financeira
a) Levantamento de todos os custos envolvidos no processo de licitação; b) Analise do custo de departamento de licitação; c) Remuneração do departamento.

Professor:
– Magnus Silveira Mello.
Consultor para empresas nas Áreas de Licitação e Tecnologias.
10 anos de experiência diária com licitações em todo o território nacional e em todas as modalidades de licitação.
Formação: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hoteleira pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Goiás. 2000 – 2004.

Principais Capacitações na Área de Licitação:
Congresso Brasileiro de Pregoeiros – Instituto Negócios Públicos – Foz do Iguaçu/PR.
Oficina “Sistema de Registro de Preços” – Instituto Negócios Públicos – Foz do Iguaçu/PR.
Oficina “Termo de Referência” – Instituto Negócios Públicos – Foz do Iguaçu/PR.
Oficina “Recursos Administrativos” – Instituto Negócios Públicos – Foz do Iguaçu/PR.

Principais Eventos:
Congresso da “American Academy of Ophthalmology” em Nova Orleans – USA – Novembro de 2014.
Feira “A HOSPITALAR” em São Paulo – SP em 2010, 2011 e 2012.

Certificado:
Certificação digital emitido pelo IPECON.

Número de Vagas: 30
Considerando que o curso exige um número mínimo de alunos, o IPECON se reserva o direito de não oferecer o curso caso a quantidade necessária de matrículas não seja alcançada.

Horário das Aulas:
Sábado: das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h.
Domingo: das 08:00h às 12:00h.

Início / Datas / Duração do Curso:
Carga horária total: 26 horas.
1º Encontro: 20/Fev./2016 e 21/Fev./2016.
2º Encontro: 05/Mar./2016 e 06/Mar./2016.

Documentos para Inscrição:

•Fotocópia da Carteira de Identidade ou CNH.

Informações e inscrições:
Telefones: 62 3214-2563 / 3214-3229 / 9609-2563
E-mail: [email protected] / [email protected]
End.: Av. T 4 com Av. T 13 nº 1.478 Ed. Absolut Business Style,
sala A 132 (13º andar) St. Bueno. CEP: 74.230-030 – Goiânia – GO