MBA em Contabilidade e Auditoria Aplicada ao Setor Publico

Realizar Pré-inscrição

APRESENTAÇÃO

As radicais mudanças que vêm acontecendo em todo o mundo colocando em questionamento inúmeros referenciais econômicos e sociais consagrados, repercutem em alterações fundamentais na missão, nos propósitos, nos princípios e na concepção de funcionamento do aparelho do Estado nos países comprometidos com o novo modelo de relacionamento econômico e o processo de globalização.
A administração pública brasileira passa por um processo intenso de mudanças operacionais e culturais, sob a influência da postura gerencial nas ações do Estado, o que exige a necessidade permanente de monitoramento e ajustes nas contas públicas, formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralizações de funções, controle social e avaliação de desempenho das ações governamentais.
Manter-se atualizado e capacitado são deveres do servidor público comprometido com a excelência da prestação do serviço público e preocupado com os anseios da sociedade.
É pensando na necessidade de melhoria das instituições e da prestação de serviços ao cidadão, alcançados por intermédio de servidores públicos capacitados e competentes, que se desenvolveu esse projeto de curso, visando proporcionar uma visão atual sobre a gestão e governança pública.
O projeto do curso contempla disciplinas variadas, distribuídas no prazo estimado em dezoito meses e carga horária compatível com o conteúdo programático definido e requerido, para atender às demandas da área de auditoria e gestão patrimonial da área pública. O desenvolvimento do curso com aulas programadas para realização uma vez por mês e de forma concentrada tem por objetivo privilegiar público originado de diversos estados do país, conforme estudos que revelaram uma demanda reprimida. Ressalta-se que o curso de Contabilidade e Auditoria Aplicada ao Setor Público, oferecido pelo IPECON, em parceria com a PUC Goiás, apresenta-se como um diferencial, tanto em termos de conteúdo, quanto de seu corpo docente e regularidade na realização. A versão contida neste projeto visa contemplar os anseios e manifestações de professores, egressos e profissionais atuantes neste importante e crescente campo do saber.
Portanto, o curso está desenhado segundo uma estrutura moderna, procurando atualizar os principais conceitos, instrumentos, técnicas de análise e procedimentos da gestão pública, objetivando contribuir para tornar mais amplo e integrado o campo de conhecimento que os gestores, auditores, contadores e outros profissionais deverão possuir, tendo em vista a realidade emergente.

PÚBLICO ALVO

•Contadores, economistas, administradores de empresas, advogados;
•Consultores e profissionais das áreas: administrativa, financeira, contábil, auditoria e controle da administração pública;
•Dirigentes e assessores de instituições públicas;
•Outros profissionais que atuam na área pública.

PROCESSO SELETIVO

Análise de Curriculum-Vitae.

METODOLOGIA / DURAÇÃO DO CURSO

O Curso terá um total de 385 horas, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, a ser efetivado em forma de aulas expositivas, discussões e trabalhos em grupo, estudos de casos, debates em sala de aula, seminários etc.

AVALIAÇÃO

Provas escritas, trabalhos, seminários, entre outros.

CERTIFICADOS

Os alunos que concluírem todas as disciplinas com média mínima 7,0 (sete) e presença de, no mínimo, 75% das atividades acadêmicas de cada disciplina e obtiverem avaliação satisfatória no Trabalho de Conclusão de Curso, terão direito ao Certificado de MBA em Contabilidade e Auditoria Aplicada ao Setor Público conferido pela PUC Goiás, que tem validade nacional nos termos da Resolução MEC/CES/CNE 1/2007 e também habilita para a docência no magistério superior.

DISCIPLINAS

1 – Métodos e Técnicas de Pesquisas – 20h
2 – Direito Administrativo e Constitucional – 20h
3 – Administração e Políticas Públicas – 20h
4 – Planejamento Estratégico Governamental – 20h
5 – Finanças Públicas – 20h
6 – Orçamento Público – 20h
7 – Contratos, Convênios e Licitações Públicas – 20h
8 – LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal – 20h
9 – Processo de Prestação e Tomada de Contas – 20h
10 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 40h
11 – Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis Governamentais – 20h
12 – Tópicos Avançados em Contabilidade Pública – 20h
13 – Custos Aplicados ao Setor Público – 20h
14 – Fundamentos de Controle Interno e Externo – 20h
15 – Auditoria da Gestão Pública – 20h
16 – Auditoria Operacional na Administração Pública – 20h
17 – Metodologia de Ensino Superior – 20h
18 – Trabalho de Conclusão de Curso – artigo científico – 25h

CORPO DOCENTE: Clique nos nomes e acesse o Currículo Lattes dos Professores.

O corpo docente é formado por Especialistas, Mestres e Doutores pertencentes aos quadros da PUC Goiás e de outras renomadas Instituições de Ensino Superior.
Prof. Alex Fabiane Teixeira – Mestrando em Administração – UnB; Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional – STN.
Prof. André Luiz Sant’Ana Ferrari – Mestre em Administração – UFES; Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional – STN.
Prof. Cárbio Almeida Waqued – Mestre em Engenharia de Produção – UFSC.
Prof.ª Edna de Araújo Andrade – Mestre em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – Uni-Evangélica; Auditora do TCE–GO.
Prof. Edson José de Souza Júnior – Doutor em Educação – PUC-GO e Esp. em Direito do Estado – PUC-GO.
Prof. Fernando de Jesus Souza – PhD em Psicologia – Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
Prof. Gilberto Tristão – Mestre em Administração – Escola Brasileira de Administração Pública – FGV/RJ.
Prof. João Cândido Barbosa – Mestre em Economia Empresarial – UCB.
Prof. Olavo Marsura Rosa – Mestre em Direito – UFG.
Prof. Paulo César Caldas Pinheiro – Esp. em Direito do Estado, área Direito Administrativo e Direito Constitucional – PUC-GO.
Prof. Ricardo Borges de Rezende – Mestre em Ciências Contábeis – UnB; Gestor de Finanças e Controle do Governo do Estado de Goiás.
Prof. Rodrigo Souza Zanzoni – Mestre em Desenvolvimento Regional; Diretor de Planejamento e Implementação de Sistemas do TCM-GO.
Prof.ª Suely Vieira Lopes – Mestre em Educação – PUC-GO.

Obs.: Independentemente de prévia comunicação, o IPECON se reserva o direito de convidar outros renomados professores para lecionar no curso.

NÚMERO DE VAGAS: 25

Considerando que o curso exige um número mínimo de alunos, o IPECON se reserva o direito de não oferecer o curso caso a quantidade necessária de matrículas não seja alcançada.

HORÁRIO DAS AULAS

(Uma vez por Mês)

Sexta-feira – das 18h às 23h;
Sábado – das 8h às 12h e das 13h às 19h;
Domingo – das 8h às 13h (total de 20 horas por encontro)

DURAÇÃO DO CURSO

De outubro de 2017 a fevereiro de 2019, conforme plano de aulas.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

•Curriculum-Vitae;
•Fotocópia do Diploma de Curso Superior;
•Fotocópia da Carteira de Identidade (Não vale CNH);
•Fotocópia do CPF;
•1 Foto 3 x 4;
•Comprovante de Endereço;
•Assinatura do Contrato Educacional;
•Pagamento do Boleto Bancário no valor de R$ 100,00 a ser emitido através do site: www.ipecon.com.br opção pré-inscrição ou diretamente na sede do IPECON.

DATAS IMPORTANTES

•Inscrição e Matricula: INÍCIO IMEDIATO
•Início das aulas: INÍCIO IMEDIATO

COORDENAÇÃO GERAL DO CURSO

Prof. Nivaldo José Mendes, Contador e Economista, com Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC. Cursou o Mestrado em Administração no Instituto de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD/UFRJ. Especialista em Análise e Auditoria Contábil pela PUC GO. Foi professor do Departamento de Ciências Contábeis da PUC Goiás.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

IPECON – Ensino e Consultoria
Av. T-4, n° 1.478, Ed. Absolut Business Style, sala A-132, (13º andar), Setor Bueno.
CEP: 74.230-030 Goiânia-GO.
Telefones: (62) 3214-2563, 3214-3229
E-mail: [email protected]